Redação Radio Geral

Para Gil e Caetano! Na segunda edição de sua live, no dia 1º de agosto, às 20 horas, Margareth Menezes vai se reconectar com o show e o seu registro em DVD, em 2015, quando homenageou os 50 anos de carreira destes dois ícones da música brasileira. Com transmissão pelo youtube.com/margarethmenezes, a cantora vai apresentar uma versão atualizada do projeto, que reúne apenas canções da trajetória da carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil, os consagrados artistas baiano que influenciaram muito na sua carreira.

Com a live Para Gil e Caetano, Margareth volta abrir as portas de sua casa, cenário também de Autêntica, inspirada no seu último disco, a primeira que a conectou com fãs brasileiros e de diversos países. Desta vez, a cantora vai contar com a participação de Alexandre Leão (vocal e violão), Théo Silva (guitarra) e Gutto Messias e Daniela Penna (percussão). 

Durante a live, as Obras Sociais Irmã Dulce – OSID, poderão receber doações de qualquer valor através de QR Code na tela.

“Os meus anos de carreira devem muito a presença desses mestres na minha vida. É uma honra enorme promover esta live, uma oportunidade de revisitar e trazer em um novo formato um show pelo qual tenho tanto carinho. A gravação do DVD Para Gil e Caetano, em 2015, foi um momento muito especial em minha carreira e foram tantos encontros, tantas alegrias, que fico extremamente feliz em realizar uma live com esse repertório e com essa homenagem aos meus mestres", comemora Margareth.

Direto de Salvador, a cantora vai apresentar um repertório com 24 músicas, divididas em 12 de cada homenageado. Entre as escolhidas, destaque para "O Quereres", "Reconvexo", "Eu vim da Bahia", "Refazenda", "Luz do Sol", “Tempo Rei” e “Vamos Fugir”.

Apaixonada por Gilberto Gil e Caetano Veloso, a cantora não esquece nunca o primeiro encontro com os dois. “A primeira vez que vi Gil foi na adolescência, em um Carnaval. Lembro que ele estava descendo a Ladeira do Carmo e pedi um beijo”. Já com Caetano, foi na inauguração do circo Troca de Segredos. “Foi a primeira vez que o vi, assim chegando todo um pouco tímido e acompanhado do filho Moreno, com três anos, pegou o violão e fez um lindo show. Foi um presente muito importante para nós que fazíamos parte daquela equipe do circo”, conta. 

Já uma cantora reconhecida, Margareth teve a oportunidade de dividir o microfone com os dois em inúmeros trabalhos musicais, inclusive na gravação do DVD e CD Para Gil e Caetano, em 2015, que contou com a participação deles, além de Preta Gil, Bem Gil, Moreno Veloso, Rosa Passos e Saulo. A gravação do DVD veio reforçar o sucesso do projeto, iniciado de forma despretensiosa em 2012, mas ganhou força e revelou-se sucesso de público e crítica. A partir daí, foram dezenas de apresentações, assistidas por milhares de pessoas em todo o país, inclusive com temporadas no Rio e São Paulo, sucesso reforçado pela gravação do DVD.

“Toda a minha geração foi influenciada por eles, não tem como fugir disso. A geração deles foi muito importante. Eles, junto com Rita Lee, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Djavan, Clara Nunes, A Cor do Som, Fagner, Raul Seixas, Luís Melodia, Novos Baianos e Belchior, nos influenciara e nos fizeram perceber que podemos fazer coisas novas sem precisar abrir mão da nossa brasilidade”, afirma.