O jornalista Antonildes Sampaio dos Santos, ou se preferir Papá, é feirense, casado com a pedagoga Rosa da Silva dos Santos, tem 4 filhos (Alexandre, Karine, Antônio Álvaro e Rafael), iniciou na comunicação no extinto Jornal Feira Hoje, em 16 de dezembro de 1983. Sua primeira função foi de encarregado da distribuição, que consistia em controlar e organizar o envio dos jornais para os vendedores, bancas de revistas e assinantes. Em 1986 foi promovido para o setor de composição gráfica, responsável pela digitação das matérias produzidas na redação.

“O processo à época para produção do jornal impresso era penoso! Os repórteres escreviam suas matérias em máquinas de escrever manuais em laudas (folha de papel padronizado) e essas eram repassadas para a diagramação – que definia a disposição dos elementos gráficos, textos e fotos, em espaços definidos -, depois enviado para a composição gráfica para digitação em equipamentos específicos e enviados para o departamento de arte para montagem das matrizes e remetidos ao fotolito para gravação em chapas e daí seguia para impressora off-set”, explicou.

“Sempre reporto que o jornal Feira Hoje teve uma contribuição enorme na minha vida profissional e de muitos colegas que por lá passaram. Aprendi muitas coisas nesse período, inclusive  diagramação. Agradeço muito aos colegas e diagramadores Célia Farias, Elbas Ferreira (in memorian) e Alyrio Ribeiro, que me ensinaram muito”, pontuou.

“Com a evolução da informática a partir do início da década de 1990 esse processo para produção do jornal impresso ficou facilitado, como em todas as áreas da mídia escrita, falada e televisada. Hoje temos uma gama incalculável de opções para nos informar, mas não abro mão de consultar diariamente o jornal impresso. A internet tem uma força extraordinária, abriu um campo infinito para a informação, porém tem a produção das fake news (notícias falsas) como um grande problema para quem busca informação com credibilidade. Todo cuidado é pouco!”, advertiu.

Antonildes Sampaio dos Santos é bacharel em Jornalismo pela FAT – Faculdade Anísio Teixeira. Trabalhou nos jornais Feira Hoje (extinto), Folha do Estado da Bahia e Tribuna Feirense, na função de jornalista/diagramador. Editou e diagramou por muitos anos a Revista Destaque e o jornal DaFeira, do publicitário Elton Christo; jornal Cidade, do jornalista Ronaldo Belo e muitos outros trabalhos na área da comunicação durante essas quatro décadas. Atualmente diagrama o jornal Municípios em Foco, do jornalista Azevedo Júnior; exerce a função de assessoria de imprensa nos Sindicatos dos Metalúrgicos (STIM) e dos Borracheiros (Sindborracha). Desde 7 de setembro de 2017 apresenta o Programa PapaAr, na Rádio Geral, todas terças, das 14 às 15 horas; e quintas-feiras, das 14 às 16 horas; e aos domingos participa do programa Boca de Forno, das 6 às 8 horas, na Rádio Sociedade News FM, que tem o comando do radialista Nivaldo Lancaster.

“Comandar um programa radiofônico é um grande desafio para mim, todavia estou encarando com muita satisfação esse novo projeto, que já tem mais de seis anos. Na Rádio Geral a acolhida dos diretores da Rádio, Humberto Filho e Ricardo Cedraz, do coordenador Amaury Júnior e do radialista/jornalista Reginaldo Júnior, deixam-me bastante confortável para conduzir o programa. Na participação no programa Boca de Forno, aos domingos, das 6 às 8 horas, do radialista e amigo Nivaldo Lancaster, na Rádio Sociedade News FM, tudo transcorre com a maior tranquilidade, pois além de um amigo querido tem muito a ensinar a quem está ao seu lado. Continuarei, sem dúvida, essa trajetória no rádio ‘primordial para uns, dispensável para outros’”, finalizou o jornalista.