O programa Conectando, da Rádio Geral, traz nesta quinta-feira (6) mais um convidado para uma entrevista especial. O ex-catador de latinhas é fundador da JR Diesel, maior empresa de reciclagem automotiva da América Latina, Geraldo Rufino será entrevistado por Leila Lopeez, ao vivo, a partir das 18 horas.

Além da trajetória com empreendedor, Rufino é escritor dos livros O Catador de Sonhos e O Poder da Positividade, professor da PUC-RS e palestrante. Nascido em Campos Altos, Minas Gerais, a história de Geraldo Rufino é semelhante a de muitas famílias brasileiras que partem do interior do país para cidade grande em busca de dias melhores.

Ainda criança se mudou com a família para São Paulo, após uma geada forte fazer a família perder toda plantação e sustento. Quando tinha apenas sete anos de idade, Geraldo perdeu a sua mãe, que faleceu de um mal súbito. Ainda com oito anos, Rufino começou a trabalhar para ajudar em casa, começou como ensacador de carvão, mas logo menos, ao ver outras crianças conquistando mais coisas catando lixo, passou a trabalhar catando latinhas no lixão.

Foi como catador de latinhas, que Geraldo quebrou pela primeira vez. Para guardar em segurança o dinheiro que conquistava, ele o colocava dentro de latas e enterrava em um terreno ao lado da sua casa. Certo dia, o terreno foi vendido e quando ele chegou ao local viu que tinham máquinas escavando toda a terra, e assim ele perdeu todas as suas economias e quebrou.

Outra história de resiliência na vida de Geraldo Rufino foi na vez em que ele e os irmãos se juntaram para fazer carreto, ao total eles tinham dois caminhões que levavam carga até o Porto de Santos. Em um acidente, os seus dois caminhões bateram e deram perda total, para conseguir pagar o prejuízo, ele e os irmãos reaproveitaram as peças que estavam boas e queriam vendê-las, mas para isso precisavam abrir um CNPJ, e foi assim que nasceu a JR Diesel, a maior empresa de reciclagem automotiva da América Latina.